Como o aleitamento materno nutre o corpo e a alma

A amamentação é uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e a sobrevivência da criança, mas menos da metade dos bebês com menos de seis meses são amamentados exclusivamente com leite materno.

As novas mães provavelmente receberão muitos conselhos sobre amamentação vindos de amigos e familiares. Embora muitas dessas dicas venham de experiências pessoais, elas nem sempre são baseadas em fatos. Alguns conselhos podem estar enraizados em crenças e não baseados na ciência.

Este breve artigo expõe os mitos mais comuns sobre amamentação e destaca as verdades por trás deles.

Mito 1: Amamentar é sempre fácil e natural:
Fato: embora a amamentação seja um processo natural, pode ser um desafio para muitas novas mães. Muitas vezes, leva tempo e prática para estabelecer uma boa rotina de amamentação, e algumas mulheres podem ter dificuldades como problemas associados à pega, dor ou baixa produção de leite. O apoio de consultores de lactação ou profissionais de saúde pode ser inestimável.

Mito 2: A fórmula é tão boa quanto o leite materno:
Fato:
enquanto a fórmula fornece nutrição adequada para bebês, o leite materno é o alimento perfeito para recém-nascidos. É suave para o estômago em desenvolvimento e contém o equilíbrio perfeito de anticorpos, enzimas e hormônios. Esses componentes ajudam a proteger contra infecções, promover o crescimento saudável e proporcionar apoio à saúde em longo prazo.

Mito 3: Você só deve amamentar por seis meses
Fato: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusivamente com o leite materno nos primeiros seis meses, mas continuar a amamentar junto com alimentos complementares por até dois anos ou mais oferece benefícios contínuos à saúde tanto da mãe quanto da criança.

Mito 4: A amamentação vai arruinar a forma de seus seios
Fato: as mudanças na forma e no tamanho dos seios são principalmente devidas à gravidez e ao envelhecimento, não à amamentação. Na verdade, a amamentação pode ajudar o útero a retornar ao tamanho anterior à gravidez e reduzir o risco de certos tipos de câncer.

Mito 5: Você não pode amamentar se tiver seios pequenos ou se não tiver amamentado seu primeiro filho
Fato: o tamanho dos seios não afeta a capacidade de produzir leite. Mulheres com seios pequenos podem produzir tanto leite quanto aquelas com seios maiores. Além disso, mesmo que uma mulher não tenha amamentado seu primeiro filho, ela ainda pode amamentar com sucesso os filhos subsequentes com apoio e orientação adequados.

Fonte: https://www.who.int/campaigns/world-breastfeeding-week